terça-feira, 2 de agosto de 2011

O DINHEIRO É VERDE.




Dinheiro é Verde - Este é o título da matéria publicada no jornal O Foco, de Itaguaí / RJ. A reportagem analisa as contrapartidas ambientais que deveriam ser pagas pelos danos causados aos locais destruidos com obras de grande impacto.
http://mongueen.enviamarketing.com.br/userfiles/file/dinheiro verde.jpg

Apesar de não concordar com esta lógica perversa de que o dano ambiental é recompensado com dinheiro, entendemos que os municípios impactados deveriam receber esta compensação para atenuar os danos. Mas não é isto que acontece.
Durante a Audiência Pública que deu início à CPI que investiga as diversas irregularidades no licenciamento e compra de áreas no município de Itaguaí, para construção do Porto Sudeste da empresa LLX, uma informação prestada pelo representante da empresa, dava conta que a compensação ambiental, no valor de 1,1% do custo da obra, foi encaminhada ao FUNBIO por determinação do INEA, órgão licenciador do estado do Rio de Janeiro.

E lá fomos ao site do FUNBIO para checar quais projetos de compensação ambiental estavam sendo realizados na Baía de Sepetiba, área da obra impactante. Nada foi encontrado.
Fica aqui uma pergunta: Porque estas verbas não são distribuídas entre entidades e associações com atuação local? Refiro-me a entidades já existentes e com comprovada atuação na região e que tenha trabalhos nas áreas afetadas.

A escolha das entidades deve ser fiscalizada, pois a criação de novas ongs para se candidatar aos fundos é uma prática até de oficiais da reserva da Marinha Brasileira, como dizem em Itaguaí. Criaram uma ONG para receber e repassar fundos de compensação aos pescadores atingidos por outra obra na baía de Sepetiba. A Odebrecht está construindo uma base PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINO NUCLEAR.
Partindo do raciocínio de que a fauna e flora destruídos podem ser “compensadas com dinheiro, entendemos que os grandes prejudicados serão os pescadores artesanais de Itaguaí. Porque estas verbas não são destinadas a compensar os danos locais do setor ATRAVÉS DE ORGANIZAÇÕES COM REPRESENTATIVIDADE LOCAL.

Não é justo que um fundo ou ONG use estas verbas para se manter e pagar suas pesadas contas e salários de diretores muito bem remunerados a muitos quilômetros de distância das populações prejudicadas. É para se pensar no assunto

2 comentários:

Anônimo disse...

E ninguém responde por que? rs

Anônimo disse...

Quem sabe o FUNBIO é usado par fazer chuveiradas de dinheiro só entre os membros da facção "Os Amigos dos Amigos"?